terça-feira, 21 de outubro de 2008

O SORRISO ARREPIANTE

. Após muita insistência, um bancário de Rancharia, São Paulo, logrou convencer uma recatada donzela a acompanhá-lo a um motel. Mas equivocou-se e seguiu o trajeto errado. Foi então alertado timidamente pela casta mocinha que sussurrou: "Naquela esquina, você deveria ter virado para a esquerda".
. Daí em diante, ela o orientou direitinho, inclusive dentro do motel, indicando o local exato para estacionar o carro.
. Tempos depois, ouvi um relato idêntico em Presidente Médici, Rondônia, tendo como protagonista um funcionário da prefeitura.
. Como é que essas histórias se espalham?
. Talvez influenciado pelo surpreendente "The Dark Knight", filme que narra o embate entre Batman, o Cavaleiro das Trevas, e o sinistro Coringa, os japoneses resolveram esclarecer a origem de um boato propalado há 30 anos.
. Uma mulher surgia com uma máscara de gaze cobrindo a parte inferior do rosto e perguntava: "Você me acha bonita?". Em seguida, retirava o disfarce e e exibia uma horrenda boca, rasgada de ponta a ponta, num arrepiante sorriso petrificado e sardônico.
. Todos afirmavam possuir um amigo que havia topado com a medonha criatura.
. De boca em boca, os rumores foram difundidos em todo o arquipélago, de Kyushu a Hokkaido.
. Os jornais publicaram matérias instigantes e, em 1979, cerca de 90% das emissoras de rádio comentavam o assunto, a partir do recebimento de um "hagaki"(cartão postal).
. Até a polícia acabou envolvida e a proibição de alastrar a balela aguçou ainda mais o interesse e o pavor sobre o enigma.
. Segundo as averiguações, os desvarios tiveram origem na província de Gifu, fortalecendo-se a suspeita de que o burburinho tomou ímpeto nas redondezas da cidade de Minokamo, onde resido. Mais precisamente, a primeira aparição ocorreu no banheiro de um estabelecimento de ensino da pequena Yaotsu, com 10 mil habitantes, que fica ao lado de Minokamo.
. Constatou-se também que a assustadora supertição migrou para a Coréia do Sul, onde continuou provocando calafrios.
. Com essa pesquisa inútil, levantou-se uma curiosa hipótese. Na década de 70, houve períodos difíceis para os japoneses e o isolamento conseqüente fez do mistério uma forma original de aproximação. As pessoas buscavam o vínculo e o diálogo através do terror.
. Faz sentido. E se assim é, a megera deve estar rondando as escolas da Coréia do Norte.

Nenhum comentário: