sábado, 15 de novembro de 2008

O GÊNIO E AS ROSQUINHAS

. Desde pequeno o meu filho Paulo Francis é fascinado por aparelhos domésticos. Certa vez, fez questão de restaurar um conjunto de som que nem estava danificado. Após ele desmontar e remontar, tivemos que usar o valioso equalizador importado como torradeira de pão. Mas o toca-discos ficou ótimo para mim, pois vivia ocupado. Paulo Francis alterou a rotação de tal maneira que eu conseguia ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven inteirinha em três minutos, quarenta e sete segundos e cinco décimos.
. A sua invenção suprema foi, porém, um mecanismo espacial em dois estágios, um para ir, outro para voltar. Objetivo? Marte. Dispunha até de um controle remoto. Encantada, minha mulher batizou a geringonça de "Oitava Maravilha".
. No dia do triunfal lançamento, convocamos a vizinhança para assistir ao prodigioso espetáculo.
. Minha mulher serviu café e rosquinhas para os convidados.
. Enquando os vizinhos comentavam que as rosquinhas mereciam ir para o espaço juntamente com o foguete, o nosso míni-gênio acionou o controle remoto.
. Ouviu-se um grande "buumm!" e a "Oitava Maravilha" afundou no chão.
. Nunca mais foi vista.
. Inspirando-se na avançada tecnologia do míssil soterrado, Paulo Francis projetou uma utilíssima engenhoca que acoplada ao ferro elétrico, reduziria em 50% o consumo da energia.
. Entusiasmada, minha mulher decidiu acompanhar de perto os esforços do animado Einstein doméstico.
. Ficamos todos sem almoço.
. Num domingo ensolarado, o grito radiante do nosso talentoso herdeiro ecoou pela casa que estava em absoluto silêncio, pois os dois menores, Stefan e Tatiana, que eram barulhentos, munidos de estilingue, tinham ido caçar rolinhas para fritar.
. Embora se sentisse zonza, pois toda vez que pressentia o choque, Paulo Francis segurava a sua mão, minha mulher testou a bugiganga que apelidou de "Orgulho da Mamãe".
. -Funciona? - perguntei hesitante. O monstrengo era enorme.
. Minha mulher, de olhar cintilante, respondeu:
. - Ficou melhor que o esperado. Não gasta nem um pingo de energia. E me entregou uma camisa toda amarrotada que tinha acabado de passar.
. A vizinha dengosa veio bisbilhotar.
. Minha mulher serviu café com rosquinhas.
. A fofinha comentava que a saborosa rosquinha parecia de ferro, quando Paulo Francis perguntou se ela não queria uma versão popular do "Orgulho da Mamãe" com acabamento de primeira.
. Horrorizada, a fofa se benzeu e saiu correndo.
. Até hoje ninguém sabe por onde ela anda.

2 comentários:

Anônimo disse...

realmente,gostei!

janete eto

Mari disse...

Oi tio!!! nossa que saudade daquela época!!!
bjooo