. O que deve acontecer, fatalmente acontece, a não ser que consigamos alterar o curso das ocorrências através de sagazes ações preventivas. Há em tudo um sentido prático, físico. Para atravessar um rio caudaloso, utilizamos barcos ou construímos pontes. Se um tumor incomoda nosso organismo, temos de removê-lo cirurgicamente. Não iremos a parte alguma se não caminharmos.
. Para que servem, então, as orações?
. Por mais que supliquemos, se a casa pega fogo, o incêndio a consome. Enfermos, procuramos um médico, não um sacerdote. Este só saberia nos dar conforto ou a extrema-unção.
. No cotidiano, as orações nos parecem inúteis. É mais lógico procurar um novo emprego do que ficar rogando para que uma empresa que está falindo não nos demita.
. As orações são realmente estéreis quando nos limitamos a esperar inertes pelo milagre, pela ajuda, pela proteção divina. A oração funciona na medida em que robustece o espírito, dá animo, coragem e esperança. Se os fatos são imutáveis, podemos usar a fé para encará-los de forma diferente. Certamente teremos alento para enfrentar as dificuldades com determinação maior se concluírmos que somos nós mesmos que geramos os nossos milagres.
. "Rezar não muda Deus, mas muda a mim", diz C. S. Lewis, personagem do filme Terra das Sombras, na sensível interpretação de Anthony Hopkins.
. Ninguém nos precisa ensinar a ter fome. Basta um estômago vazio. Mas na escolha de um alimento adequado para saciar o apetite, vale o conhecimento, a experiência.
. A oração é um caminho eficaz para fortalecer o espírito e estabelecer o equilíbrio, fazendo aflorar aquela energia subterrânea, adormecida, que todos nós possuímos.
. A oração nos consola, nos estimula e nos ensina que, com fé e perseverança, podemos realmente mover montanhas.