domingo, 22 de março de 2009

Mensagem para Juju AS PORTAS DA VIDA

. Abra a porta, Juju. Não importa que o visitante taciturno use vestes puídas e rotas, tenha o rosto curtido pelos azares do acaso e, cabisbaixo, exiba aquela morbidez própria do andarilho que perdeu o rumo da vida. Não é pelo aspecto exterior que se julga as pessoas. A beleza autêntica está lá dentro. É a sensatez perene que transparece no fundo dos olhos, no sorriso franco, na voz honesta e clara, nos gestos comedidos e no esforço que faz para disfarçar a dor e a miséria que o arrastaram para o porão da existência. Estenda a sua mão amiga e deixe que ele se instale num cantinho bem aquecido do seu coração.
. Feche a porta, Juju. Repare no olhar embaciado do visitante que busca caridade vomitando impropérios contra tudo e contra todos. Veja como ele desfila infortúnios quase com altivez, cultiva a penúria, regando a angústia com lágrimas copiosas. O errante tagarela sente comiseração por si mesmo e se estriba na bondade alheia para sobreviver. Deixe o seu coração bem longe dos que se lastimam bradando "pobre de mim".
. Abra a porta, Juju. Não cultive preconceitos vazios. Só porque o visitante se veste com apuro, requinte e possui sinais de opulência, não significa que ele explore os mais humildes para ser o que é. Os menos favorecidos tendem a observar os ricos com desconfiança. É aquela corrosiva pontinha de inveja e ciúme que turva o olhar. Procurando camuflar a própria incompetência, insuflam intrigas ou partem para outro extremo, tornando-se aduladores rastejantes, farejando benesses, agrados e proteção. Encare serenamente a fartura e acabará descobrindo que a pobreza digna em nada desmerece o ser humano.
. Feche a porta, Juju. O atrevido visitante julga-se superior apenas porque empilha um punhado de ouro em seus cofres mesquinhos, como se a opulência fosse o barômetro da respeitabilidade humana. É o presunçoso que se compraz em ultrajar os fracos e engorda ludibriando e devorando os que cruzam o seu caminho. Não se omita fugindo pela tangente e dizendo "para mim ele é bom". Saiba que as dores alheias machucam os que têm senso de justiça social. Alegar "desde que não me prejudique" é demonstrar coragem pela metade. Meia coragem significa meia covardia.
. Abra a porta, Juju. O meigo visitante é o mais pobre dos pobres e também o mais rico dos ricos. Ele funde o amanhecer e o crepúsculo, a alegria e a dor, a nascente e a foz. Observe o seu olhar luminoso e beba a sua palavra. Com sua voz suave, aponta veredas como se todos os caminhos lhe pertencessem. Fala de princípios como se fosse o dono da verdade. Ele é o símbolo cristalino do amor e da justiça.
. Abra a porta e siga-o, Juju. Entregue o seu coração e você verá a luz.
. O seu nome é Jesus.

7 comentários:

Unknown disse...

Que linda mensagem! Obrigada!

Unknown disse...

A filha comentou e agradeceu. O pai diz q se existissem pessoas que dissessem todas estas situações aos filhos, sobrinhos, netos, enfim, os jovens, muitos abririam os olhos para a verdadeira existencia. Tb t agradeço pelo texto e t parabenizo pela sensibilidade. Li um texto sobre um aluno de psicologia q para apresentar sua tese trabalhou como gari durante 8 anos na faculdade, anonimamente. E nem os professores e seus amigos de sala lhe diziam BOM DIA quando estava de gari. É o nosso mundo...Abcs

Unknown disse...

Jinsei no sempai, arigato!
kansha shimasuuu...

Unknown disse...

Muito linda msg!!!
Infelizmente nós "seres humanos" vivemos sempre Pre-julgando as Pessoas sem conhecer o que elas carregam de bom consigo!!!
Yoshimaro continue a escrever pode ter certeza que não esta sendo em vão!!!
Pode ter certeza que a gte rí,chora e pensa sobre o assunto que escreveu!! muito bom!!!!!Arigato gozaimassu!!!abçssss

Unknown disse...

Que bom ler um texto com um conteúdo tão especial...e que bom tê-lo como amigo, mesmo que virtual. Sabe-se tanto de um alguém quando este se propõe a transportar em palavras os seus sentimentos mais profundos. Dom de Deus saber transformar sentimentos em palavras escritas. Não pare de escrever, viciei...Cristina Blini

Querela disse...

Bonito... rebuscado, mas bonito :]

Unknown disse...

Caro poeta, oq dizer de tamanha sensibilidade em suas palavras?
O arrepio ainda percorre em meu corpo, abrir e fechar a porta, saber quando e a quem fazê-lo.
Continue expressando seus sentimentos, os encantos e desencantos do mundo, precisamos do que é bom, mas tb temos que conhecer o outro lado para dar valor para as pequenas coisas da vida, temos que ter a humildade de Jesus, a sabedoria, e pedir para que ele nos ilumine com sua luz, então vamos sim abrir a porta, abrir para oq é belo, oq dignifica e faz do homem um ser cada dia melhor, tudo pode acontecer, basta cada qual fazer oq lhe cabe, lutar, persistir, vencer, vencer e vencer...

Um abraço.

Flávia J. Castro Correia